quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dez dicas para um currículo ideal

Má redação e omissão de dados são erros mais comuns, diz consultora

Maria Carolina Nomura, iG São Paulo | 05/08/2010 05:50
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Mesmo com tantas dicas na web de como fazer o currículo, muitos profissionais ainda pecam na hora de elaborar o seu. Por isso, o iG selecionou 10 sugestões das consultoras Juliana Melo, psicóloga organizacional, e Thaís Borodai, da DMRH, para fazer um documento ideal, que atenda às expectativas dos recrutadores:
1) Tempo: Reserve algumas horas para elaborar o currículo com calma. Faça um “inventário” de todas as atividades pessoais e profissionais e cursos realizados, reflita sobre aqueles que têm relação com o cargo pretendido e pense em como colocá-las no papel de modo atraente.
2) Cabeçalho: Os dados pessoais devem estar completos. Endereços eletrônico e físico não podem faltar, assim como a informação do estado civil e idade.
3) Meia verdade: Não minta. Na hora de escrever suas aptidões seja sincero. Se você não é fluente em inglês, não coloque isso. Você pode ser surpreendido com um telefonema do próprio recrutador falando no idioma estrangeiro.
4) Objetividade: Seja direto. No local “objetivo” descreva o cargo pretendido. Quando fizer um resumo das qualificações, cite apenas as informações mais relevantes, por exemplo, “advogado, especialista em direito internacional e com MBA em negociação pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP)”.
5) Redação: A linguagem rebuscada deve ser evitada. Assim como termos e expressões em língua estrangeira, por exemplo, “by the way”, que significa “a propósito, em inglês”, quando quiser mencionar alguma atividade correlacionada. Quanto mais simples, direta e concisa a redação, melhor.
6) Gramática: Tenha uma atenção especial para os erros de português. Uma concordância ou regência incorreta pode fazer o recrutador torcer o nariz e cara para a sua candidatura.
7) Experiência: A descrição deve ser completa: nome da empresa, cargo ocupado, breve resumo das atribuições, resultados e conquistas por mérito, além de mencionar o período em que permaneceu na companhia. O motivo de saída não deve ser colocado.
8) Relevância: Os cursos e atividades extras devem ter relação com o cargo pretendido. Vale lembrar que o recrutador pode apreciar que você descreva que pratica algum hobby ou esporte em equipe, ou ainda se já competiu por alguma modalidade esportiva e se já venceu.
9) Atualização: Os dados devem ser atualizados constantemente. Os cursos antigos devem ser substituídos pelos mais recentes, assim como os empregos.
10) Padrão: O formato tido como padrão é um currículo de, no máximo, duas páginas e com formato de letra Arial 11. 
 

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