sábado, 1 de outubro de 2011


BLOGANDO SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A experiência de conhecer blogs que tratam do assunto de educação a distância foi extremamente significativa e enriquecedora. Durante o período da atividade tive a oportunidade de trocar informações com profissionais de várias áreas da educação de diversas regiões do Brasil e conhecer opiniões diversificadas sobre o tema.
Um dos blogs que estive acompanhando é o www.educacaoadistancia.blog.br e de todos que visitei, acreditei este ser o mais profissional ao tratar do assunto. Ele é mantido pelo Instituto EADVIRTUAL – Ensino e Pesquisa Ltda. e vem desenvolvendo projetos de capacitação profissional nas mais diversas áreas de conhecimento – presencial e a distância. Centenas de pessoas postam mensagens nesse site e por diversas vezes postei comentários e opiniões a respeito dos temas em destaque, mas percebi que não houve interação com os demais participantes, não em virtude do querer dos participantes, mas acredito que o site não proporciona essa possibilidade de interação. Os assuntos tratados são abrangentes e enriquecedores além do internauta ter opções de baixar conteúdos e realizar cursos online à distância. Uma outra opção muito interessante neste blog é de receber atualizações por e-mail semanalmente com matérias e assuntos importantes ligados à educação a distância.

O segundo blog que tive a oportunidade de visitar foi o http://joaomattar.com/blog/ também de conteúdo extremamente rico e interessante, onde centenas de pessoas postam comentários, críticas e observações que são monitoradas e respondidas pelo autor. Durante o tempo de construção desta atividade pude visitar inúmeros sites de instituições de educação à distância e blogs particulares e passei a acompanhar os conteúdos também através do meu próprio blog com uma ferramenta de atualizações.
Já havia criado em blog em 2009 com a intenção de falar de qualificação profissional, ultimamente também passei a abordar a questão da educação a distância. Desde o início das minhas leituras um assunto ficou muito em evidencia, todos os blogs que li comentam sobre a flexibilidade de tempo, de horários de estudo e custo inferior em relação aos cursos 100% presenciais que a Ead oferece e que esses fatores estimulam a procura pelo ensino a distância como alternativa mais adequada à rotina dos estudantes, mas há um alerta geral, deve-se tomar cuidado na escolha do curso, de acordo com o Professor especialista João Mattar  é preciso atentar mais para a qualidade dos modelos de conteúdo adotados do que para a quantidade, seja de alunos matriculados, seja de instituições de ensino superior a distância. "Sou muito crítico ao formato que a maioria dos cursos a distância disponibiliza para os alunos. Geralmente um professor especialista elabora o conteúdo, em arquivos pdf e PowerPoint, por exemplo, e este é praticamente jogado ao aluno sem que haja a figura de um professor atuando ativamente.
Diante dessas alegações, posso concluir que o campo é vasto e ainda carente de aperfeiçoamento, mas o futuro é muito promissor e sem dúvida haverá muitos nortes para pesquisa e aprofundamento dos temas.

Em meu blog http://leandroagape.blogspot.com pude compartilhar alguns assuntos e divulgá-los aos contatos da minha rede. Lá estão descritos mais assuntos e outros blogs que participaram deste minha experiencia, além de conteúdos diversos.  Compartilho algumas informações sobre como escolher um curso a distância, o que o aluno deve verificar numa instituição antes de se matricular e ainda comento sobre a nova abordagem no processo ensino-aprendizagem a distância. Algumas outras informações sobre mercado de trabalho e marketing pessoal também estão postadas lá, vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.